04/10/2009

Desiderata (Serenidade)

"Transite com calma entre a bulha e a pressa, e não se recuse à paz do silêncio. Sem sacrificar os seus princípios, seja cordial com todos. Mostre sereno e calmo a sua verdade; e escute a dos outros, mesmo a dos pobres de espírito: eles também tem o que dizer. Comparando-se com os outros, evite as mágoas e a vaidade, porque sempre haverá gente abaixo e acima de você .
Goze as suas vitórias como os seus projetos. Não despreze a sua carreira, por mais humilde que seja; ela será um bem nas incertezas do amanhã. Proceda com cautela nos contratos do comércio, pois o mundo está cheio de raposas. Mas que a cautela não o cegue para a virtude: existe idealismo também, e não falta heroísmo ao mundo.
Seja fiel a si mesmo. Acima de tudo, nunca finja afeição. Jamais seja cínico em amor, pois mesmo com o risco de aridez e desencanto, ele é perene como a grama. Aceite de bom grado as poderações da idade, não se apegue aos bens da juventude. Exercite a fortaleza de ânimo para se garantir nos desastres súbitos. Mas não se deixe transportar pela imaginação.
Muitos receios nascem do cansaço e da solidão. Adote uma disciplina saudável, mas não se esgote por ela. Você é filho do universo, como as árvores e as estrelas, e tem o direito de estar aqui. E quer você entenda quer não, o universo se expande como deve. E esteja, pois, em paz com Deus, com o seu Deus, e sejam quais forem as suas lutas e ideais, viva em paz.
Malgrado as imposturas, as durezas e as decepções, o mundo ainda é belo. Tenha cuidado. Procure ser feliz."

Max Ehrmann, poeta e teatrólogo americano(1872-1945). Tradução do Padre Antonio Maria Cabral.

Nenhum comentário: