02/07/2008

Olga: o filme e o livro / Bolo de café

Olga Benário (Camila Morgado) é uma militante comunista desde jovem, conhecida pela sua audácia e disciplina, que é perseguida pela polícia e foge para Moscou, onde faz treinamento militar. É encarregada de acompanhar Luís Carlos Prestes (Caco Ciocler) ao Brasil para liderar a Intentona Comunista de 1935, mas apaixona-se por ele durante a viagem. Com o fracasso da revolução, Olga é presa com Prestes. Grávida de 7 meses, é deportada pelo governo de Getúlio Vargas (Osmar Prado) para a Alemanha nazista e tem sua filha Anita Leocádia na prisão. Afastada da filha, Olga é então enviada para o campo de concentração de Ravensbrück.
O filme, dirigido por Jaime Monjardim, ganhou 3 prêmios no Grande Prêmio Cinema Brasil, nas seguintes categorias: Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino e Melhor Maquiagem. Foi ainda indicado em outras 6 categorias: Melhor Ator (Caco Ciocler), Melhor Atriz (Camila Morgado), Melhor Atriz Coadjuvante (Eliane Giardini), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia e Melhor Som.
Site Oficial: www.olgaofilme.com.br
Minha nota: *****

Olga - Fernando Morais

Nesta biografia, o premiado jornalista e autor Fernando Morais conta a vida de Olga Benario, a judia-alemã, comunista, grávida de seu companheiro Luis Carlos Prestes, entregue a Hitler pelo governo de Getúlio Vargas, para ser torturada e morta nos campos de concentração. Mais que a história de uma comunista, é a história de uma mulher que acreditou que a Revolução era a única saída para os problemas do mundo em que vivia e que nos apresenta um momento da história de nosso país do qual pouco sabemos.
Uma leitura que todo brasileiro deveria fazer.













" Olga é o retrato de uma época de obscurantismo e terror, a era de Hitler e Mussolini, de Franco e Stalin." Dagens Nyheter, Suécia




Bolo de Café

Ingredientes
1 xícara de chá de manteiga ou margarina
1 xícara de chá de açúcar
2 ovos
1 xícara de chá de café, bem forte
2 xícaras de chá de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento em pó
1 pitada de salo
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de chá de noz-moscada em pó
Preparo
Bata a manteiga até ficar cremosa, junte o açúcar e bata mais, até ficar bem leve. Junte as gemas e o café, aos poucos, devagar. Misture bem e acrescente metade dos ingredientes secos, previamente peneirados, tudo junto. Em seguida, as claras em neve. Junte a outra metade dos ingredientes secos e misture bem, sem bater. Asse em duas formas redondas, bem untadas e polvilhadas com farinha de trigo. Forno moderado, 45 a 50 minutos. Recheie com galéia ou glacê e cubra com glacê. (http://www.suareceita.com.br/receitas/visualizar/156)

Nenhum comentário: