04/07/2008

A lenda do tesouro perdido (National Treasure -2004) /Bolo de Pinhão com Leite Condensado


Neste filme sobre a ordem Caveira e Ossos, dirigido por ,Benjamin Franklin Gates (Nicolas Cage) é um caçador de tesouros, função que já está na 3ª geração em sua família, iniciada por seu avô John Adam Gates, cocheiro de Charles Carroll, o último signatário maçom da Declaração de Independência. Durante toda sua vida, Benjamin procurou o tesouro, mas ninguém acredita que ele exista. Suas investigações sobre a localização do tesouro fazem com que ele descubra que existe um mapa codificado escondido na Declaração de Independência dos Estados Unidos. Só que para conseguir lê-lo Benjamin terá que enganar o FBI, roubar um dos documentos mais vigiados do país, contando com a ajuda de seu pai Patrick Gates (John Voigtt), de Abigail Chase (Diane Kruger), a diretora de museu, e de Riley Pooley, iniciando a investigação pela Filadélfia. Muitos símbolos maçônicos, rosa-cruz e dos Cavaleiros Templários aparecem no filme.
Site Oficial:
http://www.nationaltreasure.com/

Minha nota: ***


1. "Olho que tudo vê": aparece quando Ben e Abigail sopram, juntos, seu hálito quente no reagente líquido aplicado no verso da Declaração de Independência.






Bolo de pinhão
Massa:

1 (sopa) de fermento em pó

1 (chá) de pinhão cozido e moído

1 (chá) de farinha de trigo

1 (chá) de manteiga

1 lata de leite condensado

1 pitada de sal

4 claras em neve

4 gemas


Calda:

1 (chá) de pinhão cozido e triturado

1 vidro pequeno de leite de coco

200 gramas de açúcar

4 gemas

Massa:

Bater a manteiga até formar um creme. Juntar as gemas uma a uma, o leite condensado aos poucos, a pitada de sal e a farinha de pinhão. Misturar a farinha de trigo com o fermento. Juntar aos poucos batendo sempre. Por último, misturar delicadamente as claras em neve. Despejar uma forma com buraco no meio, untada e enfarinhada, e levar para assar em forno médio por cerca de 30 minutos.

Calda:

Misturar o açúcar ao leite de coco e levar ao fogo. Deixar ferver e juntar o pinhão (tem de ficar em ponto de fio, escorrendo na colher ). Deixar esfriar a calda. Acrescentar as gemas. Voltar ao fogo e deixar engrossar. Despejar sobre o bolo com a calda ainda quente.

Nenhum comentário: