28/10/2010

A sabedoria dos clássicos

"Estimulado por Renato Ferreira, meu colega da FGV de São Paulo e um dos grandes professores da nova geração, tenho me dedicado a ler livros de contos e poesias na busca de explicações mais amplas para os grandes dilemas comportamentais que acontecem nas empresas e, principalmente, para poder orientar os profissionais em suas carreiras.

De tempos em tempos, sinto que tenho de interromper a leitura de livros específicos de negócios e procurar na grande literatura uma inspiração mais abrangente. Recomendo que você também faça isso de vez em quando.

Por causa desse hábito não fiquei surpreso quando Manfred de Vries, professor do Insead, escola francesa de negócios, que esteve aqui em São Paulo recentemente, disse em sua palestra: "Tudo o que você quiser saber sobre liderança está nas obras de Shakespeare". Na FGV, Renato Ferreira trabalha conceitos de liderança usando trechos do filme Henrique V, baseado na obra do autor inglês.

A melhor orientação profissional se encontra na literatura

Falando de Shakespeare, eu gosto de uma frase dele: "Que tuas palavras ilustrem teu comportamento e teu comportamento, tuas palavras". Nessa minha busca de inspiração, um colega de colégio e de engenharia, Bruno Concone, me recomendou a obra de Mario Benedetti, um dos maiores escritores uruguaios, que morreu no ano passado, aos 78 anos, e publicou muitos contos e poesias. Num trecho maravilhoso ele diz: "Impossível ganhar sem saber perder / impossível andar sem saber cair / impossível acertar sem saber errar / impossível viver sem saber reviver". É isso.

É assim que se constrói uma carreira. São esses simples ensinamentos cheios de sabedoria, presentes nos bons livros, que servem de orientação em qualquer momento. E o que mais me chama a atenção é o fato de saber reviver, é saber contar sua história, é saber falar de sua biografia, orgulhando-se dos seus feitos, marcando suas realizações, mas sabendo que, para ganhar algumas vezes, você perdeu e que, na tentativa de acertar algumas vezes, você cometeu erros. Lembre-se sempre disso. E boa leitura."


Luiz Carlos Cabrera é professor da Eaesp-FGV, diretor da Amrop Panelli Motta Cabrera e membro do Advisory Board da Amrop International.






Nenhum comentário: