03/10/2007

Ratatouille ...Ratatouille...e Ratos e Homens!

Remy (Patton Oswalt) é um rato que sonha se tornar um grande chef, não se contentando em comer qualquer coisa como os seus, mas sonhando com os melhores ingredientes e sabores. Sua família é contra a idéia, além do fato de que, por ser um rato, ainda que de paladar apurado e talento gastronômico,ele sempre é expulso das cozinhas que visita. Um dia, enquanto estava nos esgotos, ele fica bem embaixo do famoso restaurante de seu herói culinário, Auguste Gusteau (Brad Garrett). Ao visitar a cozinha do lugar, lá conhece Linguini (Lou Romano), um atrapalhado lavador de pratos que não sabe cozinhar e precisa manter o emprego a qualquer custo. Remy e Linguini realizam uma parceria, uma dupla impostora, em que Remy fica escondido sob o chapéu de Linguini e indica o que ele deve fazer ao cozinhar, sempre se esquivando do maléfico Skinner.

Eis a receita francesa:

Ratos e Homens
John Steinbck

Ratos e homens, publicado originalmente em 1937, é um dos mais belos textos de John Steinbeck (1902-1968), um dos maiores romancistas do século 20. Conta a história de George e Lennie, dois amigos bem diferentes entre si. George é baixo e franzino, porém astuto, e Lennie é grandalhão, uma verdadeira fortaleza humana, mas com a inteligência de uma criança. Só o que os une é a amizade e a posição de marginalizados pelo sistema, o fato de serem homens sem nada na vida, sequer família, que trabalham fazendo bicos em fazendas da Califórnia durante a recessão econômica americana da década de 30, ganhando pouco mais do que comida e moradia. No caminho, encontram outros sujeitos pobres e explorados, mas também situações que colocam em risco a sua miserável e humilde existência.
Steinbeck levou à maestria sua capacidade de compor personagens tão cativantes quanto realistas e de, ao contar uma história específica, falar de sentimentos comuns a todos seres humanos, como a solidão e a ânsia por uma vida digna. Um clássico sobre o doloroso período da Grande Depressão americana. Uma peça de ficção para ser lida e relida.

Nota para o filme: *****
Nota para a receita: *****
Nota para o livro: *****

Nenhum comentário: