16/10/2007

Chocolate /Pavê de Chocolate e Morango

"Chocolate" e´um filme baseado no romance homônimo de Joanne Harris. Vianne Rocher (Juliette Binoche), uma jovem mãe solteira, e sua filha de seis anos (Victorie Thivisol) resolvem se mudar para um conservador vilarejo rural da França . Lá, tem a ousadia de abrir uma loja de chocolates que funciona todos os dias da semana, bem em frente à igreja local e em plena quaresma, o que atrai a certeza da população de que o negócio não vai durar muito tempo e que ela é uma bruxa. Sua situação fica ainda mais complicada quando se envolve com Roux (Johnny Depp), um músico andarilho que desembarca na aldeia, porém, aos poucos Vianne consegue persuadir os moradores da cidade em que agora vive a desfrutar seus deliciosos produtos, no qual incui chocolate com pimenta, transformando o ceticismo e moralismo inicial em uma calorosa recepção.



Pavê Mousse de Chocolate e Morango

Modo de Preparo
Calda:
1. Em uma panela pequena, coloque os morangos e o açúcar e leve ao fogo baixo por cerca de 10 minutos ou até abrir fervura.
2. Retire do fogo, acrescente o vinho do Porto, espere esfriar e reserve.
Mousse:
1. Hidrate a gelatina em ½ xícara (chá) de água fria e reserve.
2. Coloque na tigela da batedeira as gemas e 2 colheres (sopa) de açúcar, batendo bem até obter um creme esbranquiçado.
3. Derreta o chocolate ao leite com ¼ de xícara (chá) de creme de leite (50 ml) em banho-maria ou microondas (potência média) por 2 minutos, mexendo na metade do tempo para distribuir o calor. Retire do microondas e mexa até que o chocolate esteja totalmente derretido. Misture-o ao creme de gemas e reserve.
4. Bata o creme de leite restante até o ponto de chantilly. À parte, bata as claras em ponto de neve com o açúcar restante. Misture delicadamente o chantilly e as claras com o creme de chocolate até obter uma mousse homogênea.
5. Dissolva a gelatina hidratada em banho-maria ou microondas, potência alta, por 20 segundos, tomando cuidado para que não ferva. Junte à mousse e misture delicadamente.
Montagem:
1. Acomode os biscoitos no fundo de um refratário grande (22 x 32 cm), espalhe a calda de morangos e uma farta camada de mousse.
2. Repita o processo finalizando com a mousse e cubra com o restante dos biscoitos também umedecidos com a calda.
3. Decore com lâminas de morango e leve à geladeira por 6 horas antes de servir.
Ingredientes para a calda de morangos:
1 caixa de morangos lavados e cortados em 4 partes (240 g)
2 colheres (sopa) de açúcar
½ xícara (chá) de vinho do Porto (100 ml)
Para a mousse:
1 envelope de gelatina em pó, incolor e sem sabor (12 g)
3 ovos (gemas e claras separadas)
4 colheres (sopa) de açúcar
300 g de Cobertura de Chocolate Ao Leite, picada
1 e ¼ de xícara (chá) de creme de leite fresco (250 ml)
20 biscoitos tipo inglês
(Preparo: 30 minutos; rendimento: 10 porções)
Minha nota para o filme: ****
Minha nota para o pavê: *****

Nenhum comentário: