23/10/2007

Dr.Jivago (1965)


A Revolução Russa de 1917 serve como pano de fundo para a história de amor entre um jovem médico aristocrata, Yuri Zhivago (Omar Sharif), e a plebeia Lara (Julie Christie), uma enfermeira casada com um líder revolucionário e que se torna a grande paixão da sua vida. Por ela, Zhivago abandona a esposa aristrocrática (Geraldine Chaplin) e os filhos. Dirigido por David Lean (Lawrence da Arábia) e com Omar Sharif, Julie Christie, Geraldine Chaplin e Alec Guiness no elenco. Vencedor de 5 Oscars: melhor roteiro adaptado, melhor Direção de Arte, melhor fotografia, melhor figurino e melhor trilha sonora. Ganhou também 5 Globos de Ouro.
.
Strogonoff
Ingredientes:

400 g de filé mingnon
4 colheres (sopa) de manteiga
½ xícara de cebola picada
200 g de champignon fresco
½ xícara de caldo de carne forte
1 colher (sopa) de molho inglês
1 xícara de creme de leite azedo (sour cream)
sal e pimenta-do-reino
Modo de Preparo: Corte o filé em bifes com 1 cm de espessura, e depois corte-os em tiras. Fatie os champignons. Coloque metade da manteiga em uma frigideira grande e leve ao fogo. Quando a manteiga estiver borbulhando e bem quente, adicione as tiras de filé. Doure-as rapidamente sem mexer muito na carne para que não solte líquido. Retire a carne da frigideira e reserve. Adicione na mesma frigideira a manteiga restante. Aqueça bem e coloque a cebola. Refogue para que a cebola fique bem macia e acrescente os cogumelos. Refogue por mais 2 ou 3 minutos, regue com o molho inglês e coloque a carne novamente na frigideira. Regue com o caldo e leve à fervura. Acrescente o creme, misture bem e tempere com sal e pimenta-do-reino. Não deixe ferver novamente. Sirva.
.
Curiosidade:
Dizem que a receita original foi criada em 1890 por um cozinheiro do Conde Pavel A. Stroganov, membro de uma das mais importantes famílias russas na época. A receita original combina carne, cogumelos e creme de leite azedo.

Nenhum comentário: