06/05/2009

Jane Eyre (1996, França/Itália, 116 min)

1. O livro

Escrito por Charlotte Brontë, romancista inglesa nascida em Thornton, Yorkshire,em 1816 e falecida em 1855, e cujos livros tratam de mulheres em conflito com seus desejos e sua condição social, marcando o início de uma nova etapa no romance do século XIX. Terceira filha de um pastor metodista, Patrick Brontë, perdeu logo sua mãe, Maria Bronwell, tendo uma infância triste e reprimida, passando a maior parte da vida no presbitério de Haworth, para onde seu pai foi transferido. Foi educada no colégio de Cowan Bridge, rigorosa instituição vitoriana cujos métodos desumanos de disciplina denunciou em seu romance "Jane Eyre", o mais célebre de seus quatro livros. Transferiu-se para uma escola de Roe Head, perto de Huddersfield (1831), onde construiu uma grande amizade com Ellen Nussey, com a qual se correspondeu até a morte. Com suas irmãs Emily e Anne, publicou o volume "Poems by Currer, Ellis and Acton Bell", em 1846. O lançamento de "Jane Eyre", em 1847, com um enredo melodramático, garantiu-lhe sucesso imediato; a seguir, publicou "Shirley" (1849), notável por sua descrição da vida em Yorkshire e, por fim, seu último romance em vida, " Villette", em 1853, rememorando as suas experiências em Bruxelas. De saúde instável, morreu prematuramente, em Haworth. Postumamente, foi publicado outro seu grande sucesso, o romance "The Professor", em 1857.


2. O filme:Jane, órfã de pai e mãe, vive infeliz na casa da tia que a detesta, e acaba por enviá-la para um internato, onde então conhece os primeiros momentos de felicidade.Depois de seis anos como aluna e mais dois como professora, vai trabalhar como preceptora da jovem Adèle, a pupila de Edward Rochester.
Quando Jane conhece Rochester, apaixona-se por ele, que propõe-lhe casamento. No dia do casamento, Jane descobre que Rochester já era casado, com uma mulher chamada Bertha, que enlouquecera e era mantida escondida no sótão de Thornfield Hall. Jane decide fugir e, após alguns dias de fome, é recolhida por Saint John Rivers e suas irmãs. Mais tarde, descobre que herdou dinheiro de um tio e seus anfitriões são seus primos direitos, recompensando-os com parte da herança.

Jane, então, resolve descobrir a verdade do passado de Rochester, antes de aceitar o pedido de casamento que s eu primo lhe fizera, e parte para Thornfield Hall.

Direção de Franco Zefirelli.


Minha nota: ***

Nenhum comentário: