09/01/2008

O Refúgio Secreto (The Hiding Place-1995)

Uma família luta contra o terror nazista com a única arma que eles conhecem: o amor! A história verídica de Corrie Ten Boom, uma relojoeira holandesa cristã que durante a Segunda Guerra Mundial organizou e liderou uma unidade de esconderijo na Holanda, para ajudar os judeus a escaparem das forças nazistas. Quando a polícia secreta alemã descobre seus planos, Corrie (Eileen Heckart), sua irmã Betsey (Julie Harris) , o pai Casper e demais membros da família, experimentam toda a brutalidade e a humilhação em Ravensburk, campo de concentração nazista. Classificação: 12 anos.
Minha nota: *****





Livro: "O Refúgio Secreto" (Corrie ten Boom e John e Elizabeth Sherrill)


A história da humanidade tem algumas páginas manchadas de sangue que a maioria das pessoas prefere esquecer. Mas justo dessas páginas despontam certas pessoas que precisam ser lembradas e conhecidas por todos. Corrie Ten Boom é uma delas.
Vivendo na Holanda, durante a Segunda Guerra Mundial, Corrie livrou vários judeus da perseguição nazista e da morte, escondendo-os em um quarto secreto na casa de sua família. Mas pagou um preço altíssimo por isso. Foi presa junto com sua irmã e seu pai, e sofreu todo tipo de dor, injustiça e humilhação.
Você vai se emocionar intensamente com a vida de Corrie: as lembranças da infância, a vida pacata no interior da Holanda, seu trabalho na relojoaria do pai, suas atividades no movimento de resistência holandesa quando o país foi ocupado pelo exército alemão. Vai viver juntamente com ela o medo de que a qualquer momento a polícia descobrisse os judeus em sua casa, os horrores dos campos de concentração, a perda de parentes e amigos queridos.
Mas uma coisa, Corrie não perdeu: sua fé em Deus e a certeza de que, apesar de tudo, seu Pai Celestial estava no controle de sua vida e da história. Você será profundamente tocado com o exemplo dessa mulher que mostrou que podemos enfrentar as piores situações quando temos em Deus o nosso refúgio secreto.






Vale a pena visitar o blog do Paulo Franke:
http://paulofranke.blogspot.com/

Nenhum comentário: