25/01/2008

A Llista de Schindler (1993)

Oskar Schindler (Liam Neeson) era um militar polonês, bem relacionado com a SS, que progridiu rapidamente ao se apropriar de uma fábrica de panelas, após o decreto que proibia aos judeus serem proprietários de empresas. Ele usou sua fortuna para "comprar" membros da Gestapo e dos altos escalões nazistas com bebida, mulheres e produtos do mercado negro. Também contratou um contador judeu, Itzhak Stern (Ben Kingsley), por um preço menor do que um profissional polonês, e que foi quem o convenceu a usar judeus em sua fábrica.
Quando Hitler lançou a campanha de "Solução Final", transferiu toda a população judia para os campos de concentração, e os trabalhadores de sua fábrica começaram a ser transportados para o campo de Plaszóvia, Schindler convenceu Amon Goeth (Ralph Fiennes) a separá-los dos outros, deixando-os mais protegidos. Acompanhando Goeth ao campo de concentração, assistiu às instruções que este recebeu para cremar os cadáveres dos mortos no massacre da invasão do gueto, e resolveu pagar a Goeth para transferi-los da lista dos que iam para a Auschwitz para que fossem transportados para a Tchecoslováquia.

Ganhou sete Oscars: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Trilha Sonora, Melhor Edição e Melhor Roteiro Adaptado. Recebeu outras cinco indicações: Melhor Ator (Liam Neeson), Melhor Ator Coadjuvante (Ralph Fiennes), Melhor Figurino, Melhor Som e Melhor Maquiagem.
Ganhou três Globos de Ouro: Melhor Filme - Drama, Melhor Diretor e Melhor Roteiro.



Direção de Steven Spielberg, roteiro de Steven Zaillian (baseado em livro de Thomas Keneally) e produção de Branko Lustig, Gerald R. Molen e Steven Spielberg.


Minha nota: *****

Nenhum comentário: