10/01/2008

El Cid (1961)


O filme conta a trajetória de Rodrigo Diaz de Bivar, conhecido como El Cid (Charlton Heston), herói espanhol do século XI que uniu os católicos e os mouros do seu país para lutar contra um inimigo comum: o emir Ben Yussuf (Herbert Lom). Tudo começa quando Rodrigo, um súdito do rei Ferdinand de Castella, Leão e Astúrias (Ralph Truman), liberta cinco emires que eram prisioneiros dele e por causa deste ato é acusado de traição por Don Ordóñez (Raf Vallone), depois é acusado durmaente pelo Conde Gormaz de Oviedo (Andrew Cruickshank) e também humilha Don Diego (Michael Hordern), o pai de Rodrigo, o que acaba provocando um duelo de Rodrigo com o Conde Gormaz, o campeão do rei. Rodrigo o mata, porém Gormaz também era pai de Jimena (Sophia Loren), a amada de Rodrigo. Por esta caasa, Jimena passa a odiá-lo, e Ramiro, rei de Aragão, exige a posse da cidade de Calahorra e sugere que ela seja disputada entre os paladinos de cada reino em uma luta mortal. Rodrigo apresenta-se para duelar pelo seu rei no lugar de Gormaz, o antigo paladino, para que, se vencesse o combate contra Don Martin (Christopher Rhodes), fosse perdoado pelo rei.
Recebeu 3 indicações ao Oscar, nas seguintes categorias: Melhor Direção de Arte A Cores, Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção ("Love theme from El Cid" -The falcon and the dove).
Direçãode Anthony Mann, roteiro de Philip Yordan, Fredric M. Frank e Ben Barzman. A produçãoé de Samuel Bronston e a música é de Miklós Rózca.
Minha nota: ****

Nenhum comentário: