05/04/2009

Sê piedoso...

“Sê piedoso ante o dia que surge. Não penses no que será dentro de um ano, de dez anos. Pensa no dia de hoje. Deixa de parte as teorias. Todas as teorias, mesmo as da virtude, são ruins, são tolas, fazem mal. Não violentes a vida. Vive a hora presente. Crê em cada dia. Ama-o, respeita-o, sobretudo não o macules, não o impeças de florescer. Ama-o, mesmo quando ele for cinzento e triste, como o de hoje. Não te preocupes. Vê. É inverno agora. Tudo dorme. A terra boa despertará. Devemos ser como uma terra boa e pacientes como ela. Sê piedoso. Espera. Por que te entristeceres pelo que não podes fazer?”
(Do personagem Gottfried para Jean-Christophe, no livro Jean-Christophe, vol I, do autor Romain Rolland
)

Um comentário:

Judô e Poesia disse...

Olá,
Estamos aqui, eu, minha linda esposa e meus dois filhinhos, juntos, em família, aprendendo um pouco mais sobre a vida.
Gostaria de te dizer que ouvindo a leitura destas palavras minha mulher sorriu, e disse que de fato este é o segredo da felicidade, assim o dia nasceu para mim e meus filhos.
Abraços, de Hálima, Domingos, Pedro (5 anos) e Ian (7 meses)