03/04/2009

“O que é o amor?”

Amor é uma das palavras mais mal compreendidas ou desvalorizadas que existe. Hollywood e os romances de hoje transformaram-na em sinônimo de sexo! Mas o amor não é só isso! O amor é uma força tremenda que motivou os atos mais heróicos da história e também criou as vidas mais belas e cativantes do mundo.
Consiste em desejar o bem do outro, empenhando neste desejo o próprio ser. Em outras palavras, é o dar-se do próprio ser para promover o bem maior do outro. Assim, o amor é fundamentalmente desinteressado, representa a maior vitória sobre o egoísmo. É a única força capaz de fazer curvar nobremente o ser livre. O ser livre só se rende dignamente ao gesto de dar-se. Na reciprocidade da doação total se realiza a plenitude do amor. O amor é que nos faz aproximar de outras pessoas, é o vínculo que nos une a outros e a razão pela qual outros nos procuram. O amor, por ser tão sublime, foge praticamente a toda definição. Ele, porém, existe!”

Trecho do livro “Folhas de Outono”, de Fernando Bastos (uma das mais belas páginas do meu caderno de poesia - coisas de adolescente anos70!).

Nenhum comentário: