15/04/2008

Ben-Hur (1959, 219 min)


Na Jerusalém do início do século I, vive como um príncipe Judah Ben-Hur (Charlton Heston), um rico mercador judeu. Mas, com o retorno de Messala (Stephen Boyd), um amigo de infância que agora é o chefe das legiões romanas na cidade, um desentendimento devido a visões políticas divergentes faz com que Messala condene Ben-Hur a viver como escravo em uma galera romana, mesmo sabendo da inocência do ex-amigo; porém, o destino vai dar a Ben-Hur uma oportunidade de vingança, a paixão por Esther (Haya Harareet) e o emocionante encontro com Jesus Cristo.

Direção de Willian Wyler, roteiro de Karl Tunberg, baseado em livro de Lew Wallace. A produção é de Sam Zimbalist, a música é de Miklós Rózca e a direção de fotografia de Robert Surtees.

Prêmios
Ganhou 11 Oscars, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (Charlton Heston), Melhor Ator Coadjuvante (Hugh Griffith), Melhor Direção de Arte - A Cores, Melhor Fotografia - A Cores, Melhor Figurino - A Cores, Melhores Efeitos Especiais, Melhor Edição, Melhor Trilha Sonora e Melhor Som. Foi ainda indicado na categoria de Melhor Roteiro Adaptado.
Ganhou 3 Globos de Ouro: Melhor Filme - Drama, Melhor Diretor e Melhor Ator Coadjuvante (Stephen Boyd), além de ter recebido um prêmio especial, dado a Andrew Marton, devido à sua direção na cena da corrida de bigas em Ben-Hur.
Minha nota: *****

Nenhum comentário: