18/12/2007

Doze homens e uma sentença


Este clássico do cinema, em preto-e-branco, foi dirigidido por Sidney Lumet e o roteiro é de Reginald Rose. Seu slogan de lançamento foi: "Life is in their hands. Death is on their minds! (A vida está em suas mãos. A morte em suas cabeças!).
Doze jurados devem decidir se um homem é culpado ou não do assassinato do pai, sob pena de morte. Onze têm plena certeza que ele é culpado, enquanto um não acredita em sua inocência, mas também não o acha culpado. Decidido a analisar novamente os fatos do caso, o jurado número 8 (Henry Fonda) não deve enfrentar apenas as dificuldades de interpretação dos fatos para achar a inocência do réu, mas também a má vontade e os rancores dos outros jurados, com vontade de irem embora logo para suas casas. O filme todo se passa dentro de uma sala claustrofóbica da Manhattan’s Court of General Sessions, apenas a cena inicial dá-se numa sala de audiências.

Elenco:Martin Balsam - Jurado 1Joseph Sweeney - Jurado 9 Sr. McCardleHenry Fonda - Jurado 8 Sr. DavisJack Warden - Jurado 7Ed Binns -Jurado 6Jack Klugman - Jurado 5E.G. Marshall - Jurado 4Lee J. Cobb - Jurado 3John Fiedler - Jurado 2Ed Begley - Jurado 10George Voskovec - Jurado 11Robert Webber - Jurado 12