23/01/2009

Uma viagem inesperada (The Unexpected Journey - 2004, 90 min) / Dibs: em busca de si mesmo



Corrine Morgan (Mary-Louise Parker) descobre que seus dois filhos gêmeos de 7 anos, Steve (Zac Efron) e Philips (Bubba Lewis),  são autistas. Ela fica inconformada a princípio, mas acaba aceitando o veredito. Ela então conta ao marido sobre o fato, e ele lhe diz que não quer lidar com o problema do autismo. Por isso, Corrine o abandona, e passa a criar os meninos sozinha. Ela os coloca numa escola e não informa sobre problema dos meninos. Mas a atitude estranha das crianças faz com que os professores a acusem de maus tratos e, quando Corrine conta a verdade, eles a mandam procurar outra escola. Finalmente, graças ao apoio incondicional da mãe, as crianças conseguem superar as dificuldades impostas pela doença. Uma história de superação... Baseado em fatos reais e dirigido por Gregg  Champion, foi indicado ao Emmy.
Minha nota: ****




Dibs: em Busca de Si Mesmo (Virginia M. Axline)

Através do estudo de caso de Dibs, menino de 5 anos, considerado e rejeitado pela mãe como portador de deficiência mental, mostra os estereótipos e estigmas familiares e sociais que marcam a criança e impedem seu desenvolvimento, bloqueiam sua expressão, tornando-a isolada e agressiva, incapaz de aprender. 
O estudo aponta a Ludoterapia como técnica não-diretiva que oportuniza à criança relacionar-se, falar e agir livremente, exteriorizar seus recalques e traumas e, através do carinho e aceitação do psicoterapeuta, superá-los construir o seu Eu e integrar-se à escola e à sociedade. Para isso, é fundamental reconhecer a criança, aceitá-la como ela é, conhecer sua família e contexto social para que, expressando-se em suas várias linguagens ela Se torne sujeito e construtor de seu conhecimento e vida.

Nenhum comentário: