01/01/2009

As Pontes de Madison (The Bridges of Madison County-1995) / "As quatro estações do casamento"


Recebeu uma indicação ao Oscar, na categoria de Melhor Atriz (Meryl Streep).
Recebeu 2 indicações ao Globo de Ouro, nas categorias de Melhor Filme - Drama e Melhor Atriz - Drama (Meryl Streep).
Recebeu uma indicação ao Cesar, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.
O filme foi dirigido por Clint Eastwood, baseado  no livro de  Robert James Waller.

Minha nota: ****



"No casamento, a gente só entende o clima quando olha para dentro da janela."

Os orientais avaliam ânimos e humores pelas estações do ano. E os casamentos, em certo sentido, se assemelham muito aos sentimentos que cada uma delas propicia. O verão é cheio de alegria, celebração e atividade. O outono carrega ares de tristeza, angústia e perda. A primavera traz expectativas, promessas e a oportunidade do recomeço. O inverno, por sua vez, é a época da frieza, da indiferença e do isolamento.


Em qual das estações você vive com seu cônjuge? O que tem feito para tornar seu relacionamento cada vez mais estável, feliz e emocionalmente rico? Gary Chapman, autor de As cinco linguagens do amor — um sucesso que gerou várias continuações e presença constante em listas de mais vendidos, entre as quais a liderança por várias semanas do ranking de livros religiosos da respeitadíssima Publishers Weekly —, tem uma ajuda preciosa para oferecer.

Sobre o autor

Com mais de 30 anos de experiência em aconselhamento familiar e a respeitabilidade de quem pesquisa e ministra palestras sobre o assunto há décadas, o dr. Chapman sugere estratégias comprovadamente eficazes, baseadas em princípios e valores sólidos, para combater os fatores nocivos ao casamento e desenvolver um ambiente de convivência que permita a fluência das linguagens do coração.

“Minha experiência, tanto em meu próprio casamento quanto no aconselhamento de casais em mais de trinta anos, sugere que os casamentos estão em constante estado de transição, passando de uma estação para outra, talvez não todos os anos, como ocorre na natureza, mas é certo que esta transição sempre acontecerá. Algumas vezes nós nos vemos no inverno, desanimados, desinteressados e insatisfeitos; outras vezes experimentamos a primavera com sua sinceridade, esperança e expectativa. Em outras ocasiões ainda, apreciamos o calor do verão, ficamos mais à vontade e relaxamos desfrutando a vida. E depois pode vir o outono com sua incerteza e apreensão. O ciclo pode se repetir muitas vezes ao longo da vida de um casamento, assim como as estações se repetem na natureza.”

Após a morte de Francesca Johnson (Meryl Streep), uma italiana que se tornou uma proprietária rural do interior do Iowa, seus dois filhos descobrem, através de cartas que a mãe deixou, do caso amoroso que ela teve com um fotógrafo da National Geographic,  Robert Kincai (Clint Eastwood), quando a família ausentou-se de casa por quatro dias no ano de 1965. Francesca começa por ajudá-lo a descobrir as pontes, mas encanta-se com aquele homem de 52 anos, de olhar intrigante e ar cosmopolita, que lhe traz um carinho que ela não tem mais na sua vida monótona e rotineira a qual tinha se conformado. Apesar do amor que nasce intenso, Francesca sabe que deverá fazer uma escolha, ao final; sabe que uma ponte não é lugar de encontro nem de chegada, é apenas um meio de união entre dois lugares diferentes. E ela escolhe... 
Anos mais tarde, ao  encontrar os manuscritos de Francesca, estas descobertas fazem com que seus filhos questionem seus próprios casamentos. 

Um comentário:

Alice disse...

Olá. Vi que você recomenda "As quatro estações do casamento", de Gary Chapman. Eu li já alguns livros desse autor, na área de aconselhamento conjugal, mas esse está na minha lista faz tempo, e ainda não tive oportunidade de adquiri-lo.
Abraço