01/07/2009

" Carta A Um amor Impossível "


" Carta A Um amor Impossível "


Recebi tua carta, - e ainda sob o peso

da emoção que me trouxe, eu te escrevo, surpreso,

reavivando na minha lembrança esquecida

certos traços sem cor de uma história perdida:

- falo dos poucos dias que passamos juntos...


Tão longe agora estás, quantos belos assuntos,

a que eu não quis, nem soube mesmo dar valor,

relembras com um estranho e desvelado amor...

Tua carta é tão doce, e tão cheia de cores

que, dir-se-ia a escreveste com o mel que há nas flores,

sobre o azul de um papel tão azul, que o papel

faz a gente pensar num pedaço de céu!

Impregnado nas folhas chegou até mim,

um perfume sutil e agreste de jasmim

e um pouco do ar sadio e puro de montanha!

Estranha a tua carta, inesperada e estranha!


Deixas nas minhas mãos a tua alma confiante,

ante a revelação desse amor deslumbrante

e abres teu coração, num gesto de ansiedade,

sob a opressão cruel de uma imensa saudade.

Dizes que só por mim tu vives, - que a tristeza

é a companheira fiel que tens por toda parte,

e me falas assim com tamanha franqueza

que eu nem sei que dizer receando magoar-te!

Não compreendo esse amor que revelas por mim

nem mereço a ternura e o enlevo sem fim

de um só trecho sequer de tudo o que escreveste,

- por exemplo, - de um trecho belo e bom, como este:

........................................................


"Teu olhar é o meu sol! Vivo da sua luz!

- e mesmo que esse amor seja como uma cruz

eu o levarei comigo em meu itinerário!

e o bendirei na dor ascendendo ao Calvário!

Sem ele não existo; e sem ti, meu destino

será vazio, assim como o bronze de um sino

que ficou mutilado e emudeceu seus sons

na orquestra matinal dos outros carrilhões!

Quero ser tua sombra até,

- e quando tudote abandonar na vida, e o frio, e quedo, e mudo,

encerrarem teu corpo em paz sob um lajedo,

eu ficarei contigo ao teu lado, sem medo,

e sozinha e sem medo eu descerei contigo

oh! meu único amor! oh! meu querido amigo!

- para que os nossos corpos juntos, abraçados,

fiquem na mesma terra em terra transformados!"


Tua carta é uma frase inteira de ternura,

como uma renda fina, cuja tessitura

trai a mão delicada e a alma de quem a fez.

Ela é bem a expressão da mulher, que uma vez...

(mas não, não recordemos estas cousas mais,

- para o teu bem, deixemos o passado em paz

se o não posso trazer num augúrio feliz

para a prolongação de um sonho que eu desfiz...)

Tua carta é o reflexo da tua beleza,

e há no seu ofertório a singela pureza

desse amor que te empolga e te invade e domina!

(Uma alma de mulher num corpo de menina!)

Reli-a muito, a sós... - mais adiante tu dizes,

com esse místico dom das criaturas felizes:


"Amo, para a alegria suprema e indizível

de humilhar-me aos teus pés tanto quanto possível,

e viverei feliz, como a poeira da estrada

se erguer-me ao teu passar, numa nuvem dourada

cheia de sol e luz, - nessa glória fugaz

de acompanhar-te os passos aonde quer que vás!

Não importa que eu role depois no caminho,

não importa que eu fique abandonada e só,

- quem nasceu para espinho há de ser sempre espinho!...

- quem nasceu para pó, há de sempre ser pó!"


( Poema de J. G. de Araújo Jorge , do livroEterno Motivo, Prêmio Raul de Leoni, da Academia Carioca de Letras - 1943 )

Nenhum comentário: