06/01/2008

Os Miseráveis (1998)



Les Misérables (Os Miseráveis) é uma das principais obras escritas pelo escritor francês Victor Hugo. É a história de um homem , Jean Valjean (Liam Neeson), que é condenado a cinco anos de prisão após ter roubado um pão, cujas tentativa de fuga elevam a pena para dezenove anos.
Após cumprir a pena com trabalhos forçados, ele é acolhido por um gentil bispo (Peter Vaughan), que lhe dá comida e abrigo, mas no meio da noite ele rouba a prataria e agride seu benfeitor. Quando Valjean é preso pela polícia e é levado até o bispo, que confirma a história de lhe ter dado a prataria e ainda pergunta por qual motivo ele esqueceu os castiçais, que devem valer pelo menos dois mil francos. Este gesto nobre do religioso lhe devolve a fé. Após nove anos, ele se torna prefeito e principal empresário em uma pequena cidade, mas sua paz acaba quando Javert (Geoffrey Rush), um guarda da prisão que segue a lei inflexivelmente, tem praticamente certeza de que o prefeito é o ex-prisioneiro que nunca se apresentou para cumprir as exigências do livramento condicional, e cuja penalidade é prisão perpétua, mas ele não consegue provar que o prefeito e Jean Valjean são a mesma pessoa. Obrigado a revelar sua identidade para evitar que um prisioneiro, que acreditavam ser ele, não fosse preso no seu lugar, a partir de então volta a perseguí-lo, através dos anos.
Direção de Billie August, roteiro de Rafael Yglesias, baseado em livro de Victor Hugo. A produção é de James Gorman e Sarah Radclyffe, e a música de Basil Poledouris.Site Oficial: www.spe.sony.com/movies/lesmiserables

Minha nota: *****



Nenhum comentário: