30/12/2007

Cine Majestic (2001)

Em plena década de 50, Peter Appleton (Jim Carrey) é um jovem e ambicioso roteirista de cinema que se torna, por engano, alvo do macarthismo e é acusado de comunista. Por causa desta falsa acusação, perde seu emprego e acaba sofrendo um acidente com seu carro, caindo em um rio. Sem memória e levado pela correnteza para perto de uma pequena cidade do interior da Califórnia, ele acaba sendo confundido com Albert Luke Trimble, o filho de Harry (Martin Landau), do dono da sala de cinema local, que desapareceu em meio a 2ª Guerra Mundial. Após assumir a identidade de Trimble, ele redescobre a magia do cinema ao iniciar a reforma da sala e prepará-la para sua reestréia. Apaixona-se pela ex-noiva de Luke, Adele Stanton (Laurie Holden). Mas isso dura pouco, pois, ao recobrar a memória, sua vida antiga o leva de volta aos antigos problemas.




Minha nota: *****



O Imperio do Sol (1987)

Jim Graham (Christian Bale) é um garoto de 11 anos, filho de um funcionário inglês, cuja família vive no Oriente. Jim tem um padrão de vida alto, mas de repente é separado de seus pais (Emily Richard e Rupert Frazer), em virtude da China ser invadida pelo Japão. Prisioneiro em um campo de concentração, é forçado a se defender e a crescer, tornando-se então um sobrevivente num cenário de morte e violência. Filme dirigido por Steven Spielberg, que teve problemas para conseguir autorização para filmar na China, onde era desconhecido até então. O roteiro é de Tom Stoppard, baseado em livro de J.G. Ballard.
Recebeu 6 indicações ao Oscar, nas seguintes categorias: Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia, Melhor Figurino, Melhor Edição, Melhor Trilha Sonora e Melhor Som.
Classificação: Livre.
Minha nota: ****




29/12/2007

Yentl

Uma jovem mulher judia (Barbra Streisand), na Europa Ocidental da virada do século, disfarça-se de homem para poder aprender os ensinamentos de Talmud, um privilégio masculino.
Direção: Barbra Streisand
Elenco:
Barbra Streisand (Yentl)
AnshelMandy Patinkin ( Avigdor)
Robbie Barnett ( Zelig)
Lynda Baron (Peshe)
Allan Corduner (Shimmele)
David De Keyser (Rabbi Zalman)
Ruth Goring ( Esther)
Amy Irving (Hadass)

Ganhou o Oscar de Melhor Canção ("Papa, can you hear me?").



28/12/2007

Um Presente para Helen / Bolinho de chuva

Kate Hudson é Helen Harris, uma famosa executiva em ascensão no mundo da moda. Vive em Nova Iorque e sua vida de festas e desfiles transforma-se completamente quando, de repente, sua irmã Lindsay Davis (Felicity Huffman) e o cunhado Paul (Sean O'Bryen) morrem e ela recebe a guarda dos três sobrinhos, Audrey (Haden Panettiere), de 15 anos; Henry (Spencer Breslin), de 10 anos; e Sarah (Abigail Breslin), de 5 anos. O filme mostra a transformação de uma tia "descolada" em uma supermãe.
Minha nota: ****
Bolinho de Chuva
INGREDIENTES
3 xícaras de farinha de trigo
2 ovos
1 xícara de leite
1 xícara de açúcar
1 pitada de sal
3 colheres (chá) de fermento em pó
óleo para fritar.
MODO DE PREPARO
Misture a farinha, os ovos, o leite, açúcar, sal e fermento. Bata até a massa ficar homogênea. Frite os bolinhos pegando com uma colher de doce e empurrando com outra colher. Faça bolinhos pequenos para que não fiquem crus por dentro. Antes de colocar a colher na massa, molhe-a no óleo para a massa sair mais facilmente. Depois de fritos, polvilhe-os com açúcar e canela.

27/12/2007

O Pianista / Pavê de café



O Pianista (Le Pianiste), do diretor Roman Polanski, baseado na autobiografia (Morte na cidade) do pianista clássico polonês Wladyslaw Szpilman (Adrien Brody), é a história sobre um artista que precisa se esconder no Gueto de Varsóvia para sobreviver em plena 2ª Guerra Mundial, depois de sua família ser embarcada num dos chamados "vagões da morte".
Elenco: Thomas Kretschmann (Capitão Wilm Hosenfeld),rank Finlay (Pai), Maureen Lipman (Mãe), Emilia Fox (Dorota), Ed Stoppard (Henryk), Julia Rayner (Regina), Jessica Kate Meyer (Halina), Ruth Platt (Janina), Katarzyna Figura (Kittie), Valentine Pelka (Michal) e Popeck (Rubinstein).
Ganhou 3 Oscars, nas seguintes categorias: Melhor Diretor, Melhor Ator (Adrien Brody) e Melhor Roteiro Adaptado. Foi ainda indicado nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Fotografia, Melhor Figurino e Melhor Edição.
Minha nota: ****

Site Oficial:
http://www.thepianist-themovie.com/





Pavê de Café
Modo de Preparo
1- Aqueça o açúcar com ½ xícara (chá) de água até formar uma calda em ponto de fio. Bata as gemas e vá acrescentando em fio a calda ainda bem quente. Acrescente a manteiga e bata até obter um creme fofo. Junte o doce de leite, o café dissolvido no rum e o chocolate derretido juntamente com o creme de leite. Bata até formar um creme aerado. Leve à geladeira por alguns minutos.

2- Umedeça os biscoitos: misture o leite e o chocolate em pó, molhe metade dos biscoitos e acomode-os no fundo de um refratário grande (22x32cm). Espalhe o creme de café e cubra com o restante dos biscoitos também amolecidos.
3- Decore com o chantilly e leve à geladeira por 6 horas antes de servir. Sirva gelado.

Ingredientes
- ½ xícara (chá) de açúcar

- 4 gemas passadas na peneira
- 200g de manteiga
- ½ xícara (chá) de doce de leite
- 2 colheres (sopa) de café solúvel
- 2 colheres (sopa) de rum
- 300g de Cobertura de Chocolate Meio Amargo Garoto grosseiramente picada
- 1 xícara (chá) de creme de leite
Para os biscoitos:
- 20 biscoitos champagne
- 1 xícara (chá) de leite
- 2 colheres (sopa) de Chocolate em Pó Garoto
Para decorar:
½ xícara (chá) de chantilly

http://www.garoto.com.br/handles/receitas

26/12/2007

Guerra e Paz / Tolstói

Audrey Hepburn, Henry Fonda e Mel Ferrer encarnam os personagens deste trágico romance. A história se passa no tumultuado cenário da invasão de Napoleão Bonaparte à Rússia. Hepburn é Natasha, Fonda é Pierre e Mel Ferrer encarna o Príncipe Andrei , neste impressionante drama sobre conflito internacional que mistura aventura e intriga. Ainda no elenco: Vitório Gassman, Herbert Lom Oscar Homolka, Anita Ekberg e John Mills.
Diretor: King Vidor, prrodução de Ponti-De Laurentis (1956). Classificação indicativa: livre.
Minha nota: *****

Tendo como pano de fundo um cenário de guerra, com a invasão da Rússia por parte das tropas Napoleônicas, esta novela épica apoia-se em episódios ficcionais e históricos sobre aquele país, num momento de profunda convulsão, e surge como uma reflexão sobre a vida humana e a sua frágil existência. Nesta obra grandiosa, as personagens amam, odeiam e lutam, mas acima de tudo anseiam por encontrar o real sentido da vida. Tal como elas, também Tolstói se confrontou inúmeras vezes com a sua própria condição enquanto ser humano, refugiando-se a dado momento numa fé e religiosidade profundamente vincadas. Tolstói deixou-nos um valiosíssimo legado literário e o seu nome perfila ao lado de outros grandes vultos como Shakespeare ou Homero.

25/12/2007

"A Perfect Day"

Para o escritor Robert Harlan, a vida se tornou um sonho perfeito quando o seu primeiro romance foi o número 1 da lista dos mais vendidos. Ao mesmo tempo, sua vida familiar não vai nada bem , e precisará de muita ajuda para para entender o que realmente é importante na sua vida à medida que o sucesso o consome, a vida familiar de Robert desfaz-se. Será preciso a profecia de um misterioso estranho (Christopher Lloyd) para Robert se aperceber do que é mais importante, pois agora ele tem de encontrar de novo o caminho para a sua mulher (Frances Conroy) e filha . Dirigido por Joana Hadjithomas. Um bom filme para esta época em que repensamos nossos valores.

Minha nota: ****


23/12/2007

Entre dois mundos

Um triste e belo filme sobre uma sociedade pós-segunda guerra mundial, marcada por diferenças políticas e religiosas. Trata-se da história de Gian, um soldado hindu que, após a guerra, volta para a sua vila de origem nas proximidades da fronteira com o Paquistão. Atormentado pelas memórias da guerra, ele opta por uma vida tranqüila e religiosa em seu canto. Porém, a paz acaba quando a Índia consegue a sua independência, criando uma divisão entre os hindus indianos e os mulçumanos paquistaneses. É no meio dessa tormenta que ele conhece Naseem, uma jovem mulçumana de 17 anos de idade, por quem se apaixona. No meio da confusão criada pela antiga animosidade das duas religiões, ele passa a proteger a garota, mas os dois descobrem juntos que existem obstáculos para sua felicidade: o ódio, a ira e o desejo de vingança. Um filme para repensar nossas intolerâncias, religiosa inclusive.

Direçãode Vic Sarin.
Elenco: Jimi Mistry, Kristin Kreuk, Neve Campbell, John Light.

Minha nota: *****



22/12/2007

Surpresas do coração /Crepe Suzette


Kate é uma professora que vive em Montreal e tem que superar o medo de viajar de avião, pois quer ir atrás de seu noivo, que foi a paris e lá se apaixonou por uma bela mulher. Na viagem, conhece Luc Teyssier, um contrabandista francês que está fugindo da polícia. Os dois se juntam, cada um para seus pr´pósitos, ams acabam se apaixonando...Filme leve, despretensioso, de final previsível, mas divertido.
Direção de Lawrence Kasdan, música de James Newton Howard e, no elenco: Meg Ryan, Kevin Kline, Jean Reno, Timothy Hutton, Susan Anbeh.
Minha nota: ***


Crepe Suzette de Uva



Ingredientes para a Massa:

1 xícara (125g) de farinha de trigo
2 ovos
1 xícara (240 ml) de leite
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (chá) de açúcar
Sal
Calda:

200g de uva Itália
2 colheres sopa de manteiga
3 colheres sopa de açúcar
Suco de duas laranjas
3 colheres (sopa) de Cointreau (opcional)

Preparo
Bata na batedeira ou no liquidificador a farinha, os ovos, o leite, a manteiga derretida, o açúcar e uma pitada de sal. Deixe a massa repousar 1 hora.
Numa frigideira, coloque uma colher café de manteiga para cada crepe, e faça oito. Reserve. Para a calda, lave, corte as uvas ao meio e tire as sementes. Derreta a manteiga e o açúcar, mexa até dourar, acrescente o suco de laranja, o Cointreau e as uvas. Ferva por 5 minutos. Recheie cada crepe com a calda de uvas e dobre.
Rendimento: 8 porções

20/12/2007

Se eu fosse você

Essa é a história de Cláudio (Tony Ramos), um publicitário bem sucedido, dono de sua própria agência, e de Helena (Glória Pires), uma professora de música que cuida de um coral infantil. Acostumados com a rotina do dia-a-dia e do casamento de tantos anos, um dia eles têm uma briga maior do que o normal, que faz com que algo inexplicável aconteça: eles trocam de corpos. Apavorados, Cláudio e Helena tentam aparentar normalidade até que consigam revertar a situação. Para tanto, eles terão que assumir por completo a vida do outro.
Direção: Daniel FilhoRoteiro: Adriana Falcão, Daniel Filho, Renê Belmonte e Carlos Gregório, baseado em argumento de Carlos Gregório e Roberto Frota. Elenco: Thiago Lacerda, Lavínia Vlasack, Daniele Winitts, Ary Fontoura e Maria Ceiça.
Site Oficial: www.seeufossevoce.com.br

"Não me perca"
Não me perca de vista,
não deixe que eu desapareça de sua vida,
antes de precisar de mim...
não deixe que eu vá embora,
sem antes saber quem sou, e quais os meus sonhos,
talvez sejam os mesmos sonhos seus, quem sabe...
Não me perca de vista nunca,
mesmo que não esteja interessado agora,
pode ser que um dia, tenha saudades de mim,
Não me deixe seguir sozinha esta estrada,
sem antes saber se gostaria de ir também,
sem antes descobrir que é exatamente
o caminho que sempre procurou...
Não me perca, talvez só eu possa ser pra você,
a esperada chegada, o tão sonhado caso de amor,
a linda e infinita história
e a realidade mais sublime de se viver...
Mas não me perca,
deixe eu ficar e esperar por você,
esperar que você me chame,
que você precise de minha companhia
que você tenha por mim todo seu carinho,
que você de repente descubra
que está me amando,
e que me agradeça por ter ficado ao seu lado,
e ter esperado...
Não me perca,
Nunca...
você vai pedir que eu volte...
(Vilma Galvão)

19/12/2007

Para Roseanna


Este é um filme despretensioso, mas muito interessante. Jean Reno é Marcello Beato e Mercedes Ruhel é sua esposa, Roseanna . Ele é dono de uma cantina, e descobre que sua esposa está com uma doença fatal e tenta de tudo para realizar o maior desejo dela: ser enterrada no cemitério local, onde a única filha do csal foi enterrada. O problema é que existem poucas sepulturas disponíveis e uma epidemia de mortes assola o lugarejo. Apesar de lidar com o tema da morte, faz de uma forma romântica e terna.
Produção ítalo-americana, dirigida por Paul Weiland, com Polly Walker, Mark Frankel.

Minha nota: ****

18/12/2007

Doze homens e uma sentença


Este clássico do cinema, em preto-e-branco, foi dirigidido por Sidney Lumet e o roteiro é de Reginald Rose. Seu slogan de lançamento foi: "Life is in their hands. Death is on their minds! (A vida está em suas mãos. A morte em suas cabeças!).
Doze jurados devem decidir se um homem é culpado ou não do assassinato do pai, sob pena de morte. Onze têm plena certeza que ele é culpado, enquanto um não acredita em sua inocência, mas também não o acha culpado. Decidido a analisar novamente os fatos do caso, o jurado número 8 (Henry Fonda) não deve enfrentar apenas as dificuldades de interpretação dos fatos para achar a inocência do réu, mas também a má vontade e os rancores dos outros jurados, com vontade de irem embora logo para suas casas. O filme todo se passa dentro de uma sala claustrofóbica da Manhattan’s Court of General Sessions, apenas a cena inicial dá-se numa sala de audiências.

Elenco:Martin Balsam - Jurado 1Joseph Sweeney - Jurado 9 Sr. McCardleHenry Fonda - Jurado 8 Sr. DavisJack Warden - Jurado 7Ed Binns -Jurado 6Jack Klugman - Jurado 5E.G. Marshall - Jurado 4Lee J. Cobb - Jurado 3John Fiedler - Jurado 2Ed Begley - Jurado 10George Voskovec - Jurado 11Robert Webber - Jurado 12

17/12/2007

Orgulho e Preconceito (Pride & Prejudice)

Este filme, baseado no mais famoso romance de Jane Austen, passa-se na Inglaterra, em 1797. As cinco irmãs Bennet - Elizabeth (Keira Knightley), Jane (Rosamund Pike), Lydia (Jena Malone), Mary (Talulah Riley) e Kitty (Carey Mulligan) - foram criadas pela mãe (Brenda Blethyn) para se casarem e garantirem seus futuros. Elizabeth (Lizzie) deseja ter uma vida mais ampla do que apenas se dedicar ao marido, sendo apoiada pelo pai (Donald Sutherland). Quando o sr. Bingley (Simon Woods), um solteiro rico, passa a morar em uma mansão vizinha, as irmãs logo ficam agitadas. Jane logo parece que conquistará o coração do novo vizinho, enquanto que Elizabeth conhece o bonito, esnobe e mau-humorado sr. Darcy (Matthew Macfadyen). Os encontros entre Elizabeth e Darcy passam a ser cada vez mais constantes, apesar deles sempre discutirem.
Recebeu 4 indicações ao Oscar, nas categorias de Melhor Atriz (Keira Knightley), Melhor Figurino, Melhor Trilha Sonora e Melhor Direção de Arte. Recebeu 2 indicações ao Globo de Ouro, nas categorias de Melhor Filme - Comédia/Musical e Melhor Atriz - Comédia/Musical (Keira Knightley).

Minha nota: ****

Reomendo, também aleitura da obra de Jane Austen.


16/12/2007

O inglês que subiu a colina, mas desceu a montanha

Reginald Anson (Hugh Grant) e George Garrard (Ian McNeice) são dois cartógrafos que vão até uma cidadezinha chamada Ffynnon Garw a serviço da Rainha da Inglaterra para medir uma montanha que é o orgulho da cidade. Pelo seu tamanho, ela não pode ser considerada uma montanha e sim uma colina, o que causa uma grande revolta entre os moradores, que resolvem acrescentar a terra que falta à colina para que ela se torne uma montanha. Com : Tara Fitzgerald (Betty), Colm Meaney (Morgan The Goat), Ian Hart (Johnny Shellshocked), Ian McNeice e Kenneth Griffith ( Rev. Robert Jones). Dirigido por Christopher Monger e produzido por Sarah Curtis. Um filme bem interessante, vale a pena ver.




14/12/2007

Dio come ti amo!

A inesquecível cantora Gigliola Cinquetti interpreta abela e inocente jovem de família pobre que se apaixona pelo noivo rico de sua melhor amiga. Emocionados com a paixão da moça, seus familiares a fazem se passar por uma princesa para que ela possa viver este romance impossível.


Dio come to amo
(Domenico Modugno)

Nel cielo passano le nuvole che vanno verso il mar
e sembrano fazzoletti bianchi che salutano il nostro amore
Dio, come ti amo non è possibile avere tra le braccia tanta felicità
Baciare le tue labbra che odorano di vento
noi due innamorati come nessuno al mondo
Dio, come ti amo mi vien da piangere
in tutta la mia vita non ho provato mai
Un bene così caro un bene così vero
chi può fermare il fiume che corre verso il mare
Le rondini nel cielo che vanno verso il sole
chi può cambiar l’amore l’amore mio per te
Dio, come ti amo
Un bene così caro un bene così vero
chi può fermare il fiume che corre verso il mare
Le rondini nel cielo che vanno verso
il sole chi può cambiar l’amore l’amore mio per te
Dio, come ti amo
Dio, come ti amo.


Minha nota: ****

05/12/2007

O Quarto Rei Mago



O Quarto Rei Mago (The Fourth Wise Man, EUA, 85), de Michael Ray Rhodes. Com Martin Sheen, Alan Arkin e Eileen Brennan. Dirigido por Michael Ray Rhodes, e baseado no clássioc "The Story Wise Man", de Henry Van Dyke.

É a história de Artaban, o quarto rei mago, proeminente médico persa que vigia as estrelas, e segue Jesus a vida toda, sem nunca se encontrar com ele, pois sempre chegava atrasado porque parava para socorrer os necessitados, e durante a jornada vai se desfazendo de seus bens. Wuando, finalmente, chega à Judéia...ah, melhor você ver o filme!


Minha nota: ****


Jesus - Alegria dos Homens
Gióia Junior

Nesta hora de incerteza, de cansaço e de agonia,
nesta hora em que, de novo, a guerra se prenuncia,
neste momento em que o povo não tem rumo, nem tem guia;
Ó Jesus, agora e sempre
Tu és a nossa alegria!
Nesta hora seca e torpe, de vergonha e hipocrisia,
quando os homens apodrecem nos banquetes e na orgia,
nesta hora em que a criança atravessa a noite fria;
Tu és a nossa esperança, Tu és a nossa alegria!
Alegria manifesta, que brotou e se irradiade
uma simples e modesta e sublime estrebaria,
alegria nunca ausente,alegria onipotente
que palpita para o crente
e faz dele um novo ser;
alegria cristalina,doce, mística, divina,
que nos toma e nos domina
e nos enche de poder.
Tu és a nossa alegria! Santa alegria, Senhor,
que nos une e nos separa e nos fecunda de amor!
Por isso cantamos hinos, temos prazer no louvor,
até nas horas escuras do afastamento e da dor.
Cantai, ó povos da terra!Trazei harpas e violinos,
oboés, cítaras, guitarras,
harmônios, címbalos, sinos,clavicórdios e fanfarras,
coros de virgens e mártires, de meninas e meninos!
Cantai, ó povos da terra!
Trazei avenas e tubas, flautas, flautins,clarinetas, celos, clarins
e tambores
e metálicas trombetas e puríssimos cantores!
Cantai, ó povos da terra!
Trazei pássaros e fontes, bulícios, rios e ventos,
rochas, árvores enormes, alvos lírios orvalhados, palmas viçosas luzindo,
sons da noite, vozes múltiplas dos animais e das águas,
das pedras e dos abismos, das florestas intocáveis
e dos mundos subterrâneos, sons da madrugada clara:estalos de galhos verdes.
Doces ruídos domésticos: talheres e louças brancas.
Sons de fábricas, ruídos de teares e bigornas, de madeiras e metais,
passos pesados de botas de militares eretos,
passos macios e quentes de rosadas colegiais.

Cantai, ó povos da terra!Cantai de noite e de dia,
na tarde pesada e morna,
na manhã ágil e fria,na aflição, ou na ventura,
ao nascer, ou na agonia:
Jesus - Senhor dos senhores,Tu és a nossa alegria!
Tu és a nossa alegria! Tu és a nossa alegria!

03/12/2007

Um Natal muito, muito louco (2004 - Christmas with the Kranks )

Depois que sua filha Blair (Julie Gonzalo) vai morar fora, o casal Kuther (Tim Allen) e Nora (jamie Lee Curtis) decide não festejar o Natal e fazer uma excursão ao Caribe. Seus planos mudam após sua filha ligar dizendo que em 24 h estará em casa para comemorar o Natal. Direção: Joe Roth .

Minha nota: ****



02/12/2007

Meu papai é Noel 2

Scott Calvin (Tim Allen), após 8 anos ocupando o posto de Papai Noel, é considerado pelos duendes o melhor "bom velhinho" que já existiu. Mas Scott enfrenta problemas:além de estar perdendo peso inexplicavelmente, seu filho Charlie (Eric Lloyd) entrou neste ano para a lista dos meninos maus, que não receberão presente no próximo Natal. Preocupado, Scott decide voltar para casa para saber o que está acontecendo com Charlie, deixando em seu lugar um substituto, mas o Papai Noel temporário começa a tomar medidas arbitrárias, que modificam com as definições de bom e mau para os garotos e pode acabar estragando o próprio Natal.
Site Oficial: http://disney.go.com/disneypictures/santaclause2/index.html
MInha nota: ****






01/12/2007

O Expresso Polar

O filme é baseado no romance de Chris Van Allsburg, mesmo autor de ''Jumanji'' e ''Zathura'', e conta a história de um garoto (Tom Hanks) está acordado na véspera de Natal e, apesar de não acreditar mais em Papai Noel, ele espera por algo que faça com que sua crença na figura natalina retorne. De repente ele ouve um grande barulho, vai para fora e então vê à sua frente um gigantesco trem negro com destino ao Pólo Norte, cujo condutor (Tom Hanks) o convida para embarcar. Ele decide seguir viagem junto com outras crianças, e vão conhecer o Bom Velhinho.
Tom Hanks interpreta cinco persoangens diferentes, inclusive o garoto.
Recebeu 3 indicações ao Oscar, nas seguintes categorias: Melhor Canção Original ("Believe"), Melhor Som e Melhor Edição de Som. Recebeu uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Canção Original ("Believe").
Site Oficial:
www.oexpressopolar.com.br

Minha nota: ****
Canto de Natal

O nosso menino
Nasceu em Belém.
Nasceu tão-somente
Para querer bem.
Nasceu sobre as palhas
O nosso menino.
Mas a mãe sabia
Que ele era divino.
Vem para sofrer
A morte na cruz,
O nosso menino.
Seu nome é Jesus.
Por nós ele aceita
O humano destino:
Louvemos a glória
De Jesus menino.


(Poesia extraída da "Antologia Poética - Manuel Bandeira", Editora Nova Fronteira - Rio de Janeiro, 2001, pág. 137).